• 19 de maio, 2024 18:38

Crato se transforma na capital da sanfona

ByDudu Correia

set 16, 2022

 

Acontece nos dias 16 e 17 de setembro, com atividades em diferentes pontos do município do Crato, a primeira edição do “Acordeum Festival”.

O evento, que nasceu com a proposta de fomentar a cultura nordestina e evidenciar a história da sanfona, terá apresentações musicais, concurso nacional de sanfoneiros – com premiação para os 3 primeiros colocados – e ainda workshops.

Dentre grandes artistas que se apresentarão no festival estão Fábio Carneirinho, Pedrinho do Acordeon, Raphael Belo Xote, Nonato Lima e Junu Freire, além da banda Os Muringa.

“O Cariri é uma região riquíssima de tradições e diversidades culturais, que dialogam através de suas expressões artísticas. O nosso festival traz esse reconhecimento da música popular nordestina por meio da sanfona, um instrumento que está enraizado na nossa história”, explica a diretora geral do evento e idealizadora do projeto, Nanda Araújo.

Os shows e o concurso de sanfona acontecerão nos dias 16 e 17 no Crato Tênis Clube. Já as oficinas se darão em locais diferentes.

O ACORDEOM

O Acordeom, conhecido no Brasil também por acordeão, gaita na região Sul e sanfona no Nordeste, tem sua origem em um instrumento inventado na China há dois mil e setecentos anos antes de Cristo, conhecido como “cheng”. Foi este o primeiro instrumento composto com palheta, que passando por várias transformações chegou à forma do acordeom como o conhecemos atualmente. O acordeom foi patenteado em 06 de maio de 1829, e em Londres no mês seguinte, 19 de junho, Charles Wheatstone promoveu o primeiro concerto. A partir daí o acordeom tornou-se popular e passou a ser símbolo de status. (site Ritmo e Som)

 

Confira a Programação

Sexta (16/09)

(11h) – Oficina “Transformando vidas com a música” com músico o Pedrinho do Acordeon
(18h) – Concurso de sanfoneiros
(19h30) – Show de Pedrinho do Acordeon
(21h30) – Show de Junu Freire
(23h) – Show de Fábio Carneirinho

Sábado (17/09)

(15h) – Oficina “A sanfona nordestina e seus sotaques” com músico o Nonato Lima
(18h) – Concurso de sanfoneiros (final)
(19h30) – Show de Raphael Belo Xote
(21h30) – Show da banda Os Muringa
(23h) – Resultado do concurso de sanfoneiros
(23h30) – Show de Nonato Lima e banda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *