• 19 de maio, 2024 17:59

A derrocada de Ciro Gomes e o crescimento da popularidade de Izolda Cela

ByDudu Correia

set 16, 2022

COLUNA PANORAMA POLÍTICO

POR TARSO ARAÚJO

A derrocada de Ciro Gomes e o crescimento da popularidade de Izolda Cela

O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes vive um de seus piores momentos em sua carreira política. Filiado ao histórico PDT de Leonel Brizola, o presidenciável vem sendo alvo de críticas de lideranças das esquerdas, de brizolistas e de gente do próprio PDT.

A campanha de Ciro Gomes ameaça fazer água, como se diz aqui no Ceará. Sua popularidade cai, seus votos começam a desaparecer, pois parte de seus eleitores pode votar em Lula ou Bolsonaro ainda no primeiro turno o que pode levar ao derretimento de sua candidatura e arrisca Ciro terminar atrás de Simone Tebet na corrida presidencial. No Ceará, por exemplo, Ciro está trás de Bolsonaro nas pesquisas.

Para completar a derrocada de Ciro Gomes o candidato a governo do grupo cirista mostra sinais iniciais de que não tem fôlego para disputar um lugar no segundo turno nas eleições do Ceará. Roberto Cláudio já foi ultrapassado pelo petista Elmano Freitas e dá sinais de que ficará na terceira colocação.

Ao mesmo tempo que Ciro observa sua candidatura a presidente pela quarta vez ir ao espaço e seu poste Roberto Cláudio dar sinais de que vai perder, o nome de Izolda Cela cresce no Ceará.

Pesquisa divulgada nesta semana pelo Paraná Pesquisas aponta que a governadora do Ceará está bem e não está prosa. Na pesquisa feita pelo Instituto Paraná e divulgada na última terça-feira, 13, o governo de Izolda Cela é aprovado por 62,4% dos cearenses e que 45,9% dos cearenses consideram a gestão de Izolda como ótimo ou bom.

A boa popularidade de Izolda Cela apenas comprova o equívoco de Ciro Gomes ao destruir a aliança de 16 anos entre o PT e o PDT no Ceara e impor o nome de Roberto Cláudio com o candidato pedetista.

Izolda Cela faz um governo antenado com os interesses dos cearenses, não parou de trabalhar e atinge uma boa avaliação com pouco mais de 6 meses de governo.

Mais ainda, a maioria dos deputados estaduais do PDT cearense não fazem campanha para Roberto Claudio, assim como mais de 25 prefeitos eleitos pelo PDT em 2020 agora estão aliados a Camilo e Elmano Freitas.

Ciro Gomes esperava que o antipetismo poderia ser ruim para a campanha de Elmano, mas diferente disso, o petista Elmano também cresceu e na pesquisa Real Big Data desta semana ao ser vinculado ao nome de Lula, Elmano vai a 37% dos votos e Capitão Wagner fica com 30% deixando Roberto Cláudio, pelo menos por enquanto, fora do segundo turno.

As escolhas erradas de Ciro Gomes no Ceará, o rompimento do acordo com o PT que o senador Cid Gomes queria manter, o discurso de ataques contra Lula e a queda de seu candidato no Ceará, mostram como Ciro Gomes sozinho conseguiu detonar sua carreira política.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *