• 19 de maio, 2024 17:03

Jânio de Freitas vê cumplicidade de cúpula militar com Bolsonaro na armação de golpe contra processo eleitoral

ByTarso Araújo

maio 8, 2022

Em artigo publicado neste domingo na Folha de S.Paulo, o jornalista Jânio de Freitas destaca que o encontro entre o presidente do STF, Luiz Fux, com o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Oliveira foi um “desencontro”.

O jornalista assinala que esse desencontro “foi um dos mais expressivos no questionamento à lealdade das Forças Armadas à Constituição, no processo eleitoral”.

“Encerrado o encontro que o general Paulo Sérgio Oliveira buscou com Luiz Fux no Supremo, ambos dispensaram-se da praxe de falar, sem dizer, aos repórteres. Mais tarde, Fux distribuiu uma nota sobre a conversa sem, no entanto, assiná-la. Emitiu-a em nome do Supremo. E noticiava: “O ministro da Defesa afirmou que as Forças Armadas estão comprometidas com a democracia brasileira”. Mais, com a mesma firmeza atribuída ao general: “os militares atuarão, no âmbito de suas competências, para que o processo eleitoral transcorra normalmente”.

Por outro lado, o ministro da Defesa divulgou uma nota com a finalidade de derrubar a versão da conversa difundida por Fux. “A nota fardada reduziu o compromisso militar a um ‘permanente estado de prontidão’ para o “cumprimento das suas missões constitucionais”.

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *