• 14 de maio, 2024 17:01

Teoria da evolução a partir do amor de Deus. Por Bernardo Melgaço

ByDudu Correia

fev 25, 2022

Prof. Dr. Bernardo Melgaço da Silva

Iogue da linha Prema Yoga de Sathya Sai Baba

 Esse gráfico abaixo pertence a um capítulo da minha dissertação de mestrado que defendi em 1992 na COPPE/UFRJ. Essa teoria da evolução é totalmente diferente da teoria de evolução de Darwin. Na minha dissertação de mestrado eu defendo a tese que todos nós fomos influenciados e afetados por dois impulsos de evolução.

O primeiro desejo-racional (modernidade) nos conduziu ao caminho do prazer e das paixões sem limites (não-transcendência).

O segundo vontade intuitiva (tradicional) nos conduziu ao caminho do Amor Divino (transcendência). Raros são aqueles que seguiram o caminho do Amor Divino. Esses dois caminhos são na verdade os dois pulsões (da vida é da morte) apontados por Freud.

A vida moderna contemporânea é em essência o caminho do desejo racional sem limites. Transcender o pulsão da morte é uma façanha alcançada apenas por aqueles seres disciplinados e perseverantes.

A cultura atual competitiva do mundo líquido e de consumo acelerado segue o caminho em queda do ego iludido pelas propagandas dos grupos interessados em transformar o ser humano numa mercadoria.

Copiamos modelos éticos e morais incapazes de nos  levar ao caminho de volta à verdadeira evolução. Em síntese, nossa origem não vem do pobre e inofensivo macaco. Essa idéia criou uma vida errante e longe do verdadeiro Amor de Deus. Somos a semente que faz brotar e crescer a árvore da vida espiritual.

Estamos numa escuridão e escravos dos desejos instintivos comandados por uma lógica racional ocupada em trabalhar e consumir ad infinitum. O caminho de volta ás origens da nossa verdadeira realidade humana perpassa por uma árdua disciplina que os hindus denominam de SADHANA ou Caminho Real apontado pelos mestres Jesus Cristo, Sathya Sai Baba e Vivekananda  (apenas para citar alguns deles).

Meus trabalhos acadêmicos (mestrado e doutorado) estão arquivados em meu computador no formato Word e estão disponíveis para qualquer um interessado em lê-los (basta enviar um e-mail para mim: bernardomelgaco@gmail.com).

Namastê! (O Deus que habita em mim honra e reconhece o Deus que habita em ti também).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *