• 20 de maio, 2024 03:58

FALANDO DE ESPORTE – O modelo ultrapassado do Campeonato Cearense de futebol

ByTarso Araújo

fev 4, 2022

Foto: Júlio César/O Povo

FALANDO DE ESPORTE/POR DUDU CORREIA

 MODELO ULTRAPASSADO

O Campeonato Cearense de futebol profissional, evento coordenado pela Federação Cearense de Futebol (FCF) dá francos sinais de estagnação e de que há algo muito errado. O modelo de disputa não ajuda em nada o futebol no interior do Estado. É um campeonato feito para os grandes Fortaleza e Ceará jogarem muito pouco e de quebra levarem o título. Não há por parte da Federação Cearense de Futebol – FCF um estímulo a esta competição que se resume a uma primeira fase com 8 times jogado entre si e os quatro primeiros dessa primeira fase vão a fase seguinte disputar o título contra Fortaleza e Ceará. Um campeonato que duro para os times do interior algo em torno de 90 dias. Não há futebol que se aguente ou prospere com esse modelo.

UMA SAÍDA

A saída que podemos nesse primeiro momento apontar é que tivéssemos um campeonato com as participações de Ceará e Fortaleza desde as primeiras rodadas, como já foi um dia. Um campeonato que envolvesse o interior e envolvesse as torcidas de futebol. Um campeonato que desse mais vida ao futebol o interior do estado que está abandonado. A própria FCF deveria abrir um diálogo com as prefeituras e o Governo do Estado acerca das melhorias nos estádios municipais, e buscar parcerias para os clubes do interior que ficam agora em total desvantagem quando olhamos o plantel de Fortaleza e Ceará. Lógico que Ceará e Fortaleza tem todo o direito de serem grandes clubes, mas precisamos investir e pensar também no futebol cearense que não se resume a esses dois grandes clubes.

 CRATO NA LANTERNA

O time do Crato Esporte Clube está na lanterna da primeira fase do Campeonato Cearense de Futebol. Um time que começou com uma vitória no primeiro jogo contra o Icasa e depois desandou. Denúncias de entrega de jogos e fabricação de resultados, a desorganização administrativa e a saída da comissão técnica somaram-se ao pífio resultado no campo. O Crato agora precisa de um verdadeiro milagre para não ser rebaixado.

VERDÃO SE RECUPERA

O Icasa se recuperou no Campeonato Cearense, mas poderia estar melhor posicionado na tabela. O jogo desta quarta-feira, 2, contra o Atlético Cearense o time cometeu vários erros de posicionamento e perdeu gols que poderiam ter garantido a vitória. O Verdão perdeu a oportunidade de vencer dentro de casa e avançar um pouco mais na tabela. Esses pontos perdidos podem ser preciosos no momento da classificação para a próxima fase. Agora neste final de semana o Icasa recebe o primeiro na tabela, o Caucaia, e precisa de uma vitória. O jogo será no estádio Inaldão, em Barbalha.

foto: Kely Pereira / FC Atlético Cearense

 O JOGO DA ARRANCADA, OU NÃO

O time do Crato tem um importante compromisso neste sábado, 5, contra o Pacajus. O Azulão precisa vencer se quiser ter alguma chance de pelo menos não ser rebaixado neste ano. O Pacajus tem 10 pontos e se vencer ainda pode sonhar com a classificação para a próxima fase. Já o Crato precisa da vitória para chegar a 8 pontos e tentar nas próximas rodadas sair da área do rebaixamento.

CAUCAIA EM BOM MOMENTO

O adversário do Icasa neste final de semana será o Caucaia. O time vive um bom momento na Série A do Campeonato Cearense faturando até agora 21 pontos com 6 vitórias e 3 empates. É o time que junto com Ferroviário ainda não foi derrotado e é um franco favorito para a próxima fase. O Icasa terá tarefa titânica para derrotar o Caucaia e se firmar como um dos 4 times para a segunda fase da competição.

 FERROVIÁRIO RESISTE AO TEMPO

O Ferroviário é um time de longas datas do futebol cearense. Nos anos 80 e 90 estava muito bem e chegou a ganhar alguns títulos. Depois tudo desandou para o Tubarão da Barra do Ceará. O último estadual conquistado pelo Ferrão foi em 1995. O time hoje começa um processo de reorganização e tenta se firmar. Em 2019 ficou com a Copa dos Campeões Cearenses. O Ferrão joga neste sábado, 5, contra o Atlético Cearense, às 15h30min, no estádio Elzir Cabral.

 MARACANÃ ENFRENTA IGUATU

O time do Maracanã entra em campo neste sábado, 5, às 15 horas no estádio Domingão, contra o time do Iguatu. O Azulão da Região Metropolitana de Fortaleza precisa de uma vitória para consolidar sua presença e permanência na competição. Se perder o jogo o Iguatu encosta no Maracanã com 13 pontos e o time da cidade de Maracanaú pode até descer na tabela de classificação. Portanto, muito trabalho o Maracanã terá para tentar permanecer vivo no Campeonato Cearense de 2022.

SELEÇÃO BRASILEIRA

A Seleção Brasileiro de futebol chegou a 39 pontos com uma vitória de 4 a 0 em cima do franco Paraguai. O próximo compromisso da Canarinha será em 24 de março, em Salvador contra o Chile que vive um drama para conseguir sua vaga no mundial do Catar em novembro deste ano. O Brasil está bem na competição, mas precisa melhorar muito pois no mundial vai encontrar adversários muito poderosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *