• 19 de maio, 2024 16:37

As mentiras que valem bilhões

ByTarso Araújo

jan 17, 2022

Por Marcos Leonel

Não foi Ciro Nogueira que publicou artigo mentiroso no jornal “O Globo”, foi o jornal “O Globo” que publicou mentiras de Ciro Nogueira sobre o governo Bolsonaro. A vergonha nacional não tem descanso, trabalha até dia de domingo. São mentiras que valem bilhões, facilmente desmascaradas, mas que valem bilhões. Esse é o fazer do trabalho sujo: mentir descaradamente, mesmo sabendo que a marmota da indecência vira chacota nacional em segundos; publicar o descaramento, mesmo sabendo que não tem como se mascarar. O mundo pernicioso da mentira bolsonarista tenta seu último suspiro, agora com o requinte da canastrice que envolve um pacto entre estelionatários políticos. Ciro Nogueira sabe que é tudo mentira, sabe que são facilmente desmontadas, mas ele não se importa, pois elas valem bilhões.

Um sujeito comprado tem que entregar tudo o que tem e o que não tem pelo preço estipulado. O lugar de fala de quem se vende para o emporcalhamento, inevitavelmente tem que ser comprado, o que inevitavelmente leva à descredibilidade automática. Em dezembro de 2021, já como ministro da Casa Civil de Bolsonaro, Ciro Nogueira foi inaugurar uma UBS inacabada, em São João da Varjota, no interior do Piauí, no seu estado, onde ele imaginava ser o seu próprio curral eleitoral, mas a comunidade quilombola não engoliu sua pompa de cumplicidade nazista, o chamou de fascista e ladrão, filmaram e fizeram circular nas redes sociais. Uma atitude verdadeira como essa não tem preço, não se compra e não se vende. Ciro Nogueira estava rodeado de guardas costas, o que é uma anomalia social, quando uma pessoa que é eleita pelo povo e precisa se proteger do próprio povo, é sinal ululante de que existe algo de muito errado na vida pública.

As mentiras já valiam bilhões, mesmo antes de serem compradas. Num claro exemplo de como funcionam as famigeradas quatro linhas da jogatina política, Ciro Nogueira escapou de ser réu e responder por obstrução da justiça em caso de investigação de falcatruas em seu partido (PP), quem livrou sua cara foi Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal Federal, indicado por Bolsonaro. Por ironia do destino político, a esposa de Nunes Marques, Maria do Socorro Mendonça de Carvalho Marques é integrada ao assessorado do senador Elmano Ferrer, também do PP, também do Piauí, também muito amigo de Ciro Nogueira. Mas não adianta nenhum jornal querer publicar insinuações danosas sobre esse círculo de amizades, nem mesmo o jornal “O Globo”, pois se tratam apenas de coincidências que valem bilhões. Nada impede que Ciro Nogueira seja inocente, pois entre suas várias pendências judiciais figuram acusações de corrupção feitas pela Lava-jato de Moro, ex-ministro de Bolsonaro, que são mentiras que valem bilhões.

A verdade sobre o artigo de mentiras escrito por Ciro Nogueira, está o desespero frente ao iminente pé na bunda que o nazifascismo levará nas eleições de 2022. Já são ações de campanha do clã Bolsonaro. O Centrão foi comprado para isso, blindar o desgoverno de Bolsonaro contra as verdades que o povo brasileiro está testemunhando. Não se sabe ao certo se a comédia consiste em acreditar nas próprias mentiras, ou se ainda existe a esperança de que uma mentira dita mais de mil vezes se torne verdade. Quando Ciro Nogueira diz em seu catálogo de fantasias infantilóides que: “Não é possível um debate intelectualmente sério sem considerar que o governo Bolsonaro enfrentou a maior pandemia da História da humanidade. E comparar o desempenho econômico do Brasil ou de qualquer país do mundo com o próprio Brasil fora dessa circunstância é desonesto”, não se sabe ao certo a que honestidade o ministro da Casa Civil está se referindo, aquela estruturada ao longo dos anos pelo Centrão ou aquela cantada pelo general Heleno em sua famosa paródia de campanha de Bolsonaro.

Três dias antes do jornal “O Globo” publicar o artigo de Ciro Nogueira, foi publicado na quinta-feira, dia 13 de janeiro de 2022, um Decreto da Presidência da República dando a palavra final sobre o orçamento à Casa Civil, diga-se: um orçamento de bilhões. “A prática dos atos que trata o caput está condicionada à manifestação prévia favorável do ministro de Estado chefe da Casa Civil da Presidência da República”, é o que diz o Decreto sobre créditos especiais, créditos extraordinários, remanejamento ou transferência de dotação orçamentária. O governo está com o Centrão, que se gritar não fica um meu irmão, como cantava general Heleno, que não contava que a chave do cofre fosse parar na mão de Ciro Nogueira, na mão do Centrão. Não existe garantia nenhuma que qualquer mentira sobre os feitos administrativos de Bolsonaro possa ter a mínima eficácia, muito menos que ele será reeleito sem ter feito nada a favor do país e do seu povo, além de sabotar e trair a própria nação. A única verdade é que ele é uma mentira que vale bilhões.

## UM AVISO IMPORTANTE!!!!

Se inscreva no Canal Leia Sempre Brasil no Youtube e acompanhe o nosso trabalho. Somos um Canal de jornalismo falando sobre a Região do Cariri, o Ceará, o Brasil e o Mundo e fazendo a análise da cena política brasileira sob uma perspectiva plural  e progressista!!!!!!

Se inscreva é gratuito: https://www.youtube.com/c/LeiaSempreBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *