• 19 de maio, 2024 21:20

PANORAMA POLÍTICO – Camilo Santana é o grande responsável pelo crescimento do PT no Ceará

ByTarso Araújo

jan 14, 2022

 

Foto: Divulgação

COLUNA PANORAMA POLÍTICO

POR TARSO ARAÚJO

 

Camilo Santana é o grande responsável pelo crescimento do PT no Ceará

Há um mito na política do Ceará desde há um certo tempo de que Camilo Santana, atual governador do estado pela legenda de Lula não é petista. Várias vezes, comentaristas, blogueiros e jornalistas já disseram que Camilo não é petista, que não ficaria muito tempo no PT e que é bem diferente dos petistas.

Esse último argumento é utilizado por aquele tipo de liderança política que não tem afinidade nenhuma com a linha política petista, mas diz apoiar Camilo Santana e seu governo. Em Juazeiro do Norte tem um monte de gente assim.

Pois bem, nesta semana o Partido dos Trabalhadores fez uma festa para receber em seus quadros a filiação de 12 prefeitos cearenses. Uma articulação saudada por muitos dirigentes do PT no Ceará.

Mas, o que falta ser dito nesse episódio é que o governador Camilo Santana sai fortalecido do episódio como um exímio articulador. O PT cresce no Ceará na esteira da boa avaliação de seu governo, em torno de 78 por cento e, mais ainda, da boa posição de Camilo e Lula no cenário político, e na aceitação da sociedade cearense.

O PT crescer no momento atual em números de filiados, agregando novas lideranças políticas, dentre elas prefeitos e vereadores é fundamental ao processo de pré-campanha, para a montagem do palanque de Lula e da montagem do palanque do atual grupo político no poder que engloba PT, PDT, PSB, PSD, Cidadania e outras legendas menores.

O PT ao ter uma elevação no número de prefeitos, agregando mais lideranças em suas fileiras e se aproximando mais ainda dos movimentos sociais, sindicais, populares organizados, e entrando no PT mais lideranças políticas do interior e notadamente da Região do Cariri lógico que isso fortalece Camilo Santana e sua estratégia política.

Os prefeitos se filiaram em muito por conta da boa gestão de Camilo, da boa relação do governador com os prefeitos, da forma como Camilo Santana encaminha e resolve os pleitos dos administradores municipais, do diálogo permanente, das obras realizadas e parcerias que ainda virão nesta reta final de governo.

Camilo Santana deu aval, autorizou, enfim, disse um tudo bem para os dirigentes petistas que estão em campo filiando novas lideranças ao partido. Pode ser que em um futuro próximo novas filiações sejam feitas.

Assim, Camilo ganha força para estabelecer sua estratégia política para a eleição deste ano. Manter o palanque de Lula no Ceará, manter a aliança com o PDT, sair candidato ao Senado Federal, derrotar o bolsonarismo e o morismo no Ceará e de quebrar, quem sabe, deixar o PT na vice do PDT na chapa majoritária na disputa pelo Governo do Ceará em outubro.

A coluna PANORAMA POLÍTICO é publicada toda sexta-feira no jornal Leia Sempre e assinada por Tarso Araújo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *