• 19 de maio, 2024 18:58

Bancos relaxam protocolos e Covid dispara nas agências bancárias

ByTarso Araújo

jan 12, 2022

Por Cecília Negrão

Publicado no site Viomundo

Com a retomada do horário de atendimento normal nas agências e o aumento no número de casos de Covid-19, além do atual surto de Influenza, houve um aumento no número de trabalhadores contaminados e afastados no setor bancário.

Dados preliminares de uma pesquisa online realizada pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região mostram o avanço da Covid-19, com a chegada da variante Ômicron, mais transmissível que as anteriores, em agências e departamentos.

Do total de bancários que responderam a pesquisa (cerca de 800), mais de 88% relataram casos de Covid-19 ou gripe (Influenza) nos últimos 30 dias. A consulta segue até o próximo dia 15.

“Os dados da pesquisa já apontam para um cenário de ampla contaminação nos locais de trabalho, que exige que o respeito aos protocolos seja redobrado, além da abertura de negociação com os bancos para a adoção de novas medidas de proteção para bancários e clientes. Diversos setores estão sendo impactados pela Ômicron, assim como pelo atual surto de Influenza, com fechamentos acarretados pelo elevado número de trabalhadores contaminados e afastados, e no setor bancário a situação não é diferente”, destaca Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região. “Na última semana, na base de atuação do Sindicato, foram fechadas cerca de 150 agências por conta de casos de Covid-19”.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil mudou o protocolo unilateralmente, sem anuência do Sindicato, aumentando o risco de contaminação de trabalhadores e clientes.

O movimento sindical, por meio da Contraf-CUT, acionou o MPT (Ministério Público do Trabalho) contra a decisão do BB de alterar o manual de segurança sobre a Covid-19.

O banco já foi intimado a comparecer em uma audiência sobre a questão na quarta-feira 12.

*Cecília Negrão é jornalista, assessora de imprensa do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *