• 18 de maio, 2024 13:18

Juazeiro realiza mutirão de cirurgias de catarata

ByTarso Araújo

out 11, 2021

A Secretária de Saúde de Juazeiro do Norte – SESAU, em parceria com as clínicas Centro Especializado da Visão, Instituto de Olhos do Cariri e o Centro Especializado de Retina e Catarata, realiza um mutirão de cirurgias de catarata, durante este mês de outubro. A ação tem o intuito de zerar a fila de pessoas aguardando pelo procedimento cirúrgico. Serão realizadas 150 cirurgias no decorrer do mês.

Desde o início da gestão Glêdson/Giovanni, foi verificado que havia muitas cirurgias eletivas para acontecer, com um número maior dos procedimentos referentes à catarata.

Até o momento, já foram realizadas 564 cirurgias desse tipo e o foco é zerar essa fila, até o próximo dia 31.

Abaixo, a agenda de cirurgias do mutirão, com a quantidade de operações no Centro Especializado de Retina e Catarata:

04 de outubro – 10 cirurgias
06 de outubro – 10 cirurgias
13 de outubro – 10 cirurgias
16 de outubro – 30 cirurgias
18 de outubro – 10 cirurgias
20 de outubro – 50 cirurgias
25 de outubro – 10 cirurgias
27 de outubro – 10 cirurgias

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

• O que é catarata?
Catarata é a opacidade do cristalino (lente natural do olho humano). Existem várias intensidades de catarata, que vão das mais leves (opacidades incipientes) até as mais intensas (brancas e rubras).

• Quais são os sintomas?
Um dos primeiros sintomas da catarata é o distúrbio na visão de cores, depois a própria capacidade visual fica diminuída, levando a situações avançadas até a cegueira. Cegueira essa reversível, através da cirurgia de catarata.

• Existe uma idade para ter catarata?
Não. A catarata mais comum é a senil, que aparece por volta dos 60 anos, mas nada impede de um paciente mais jovem ter a doença. Existem ainda as cataratas congênitas, as quais aparecem ao nascimento e as relacionadas a doenças sistêmicas, como diabetes.

• Como é feita a cirurgia (retirada) da catarata?
A cirurgia de catarata é realizada através de microincisões nos olhos (em média 1,75mm), pelas quais retiramos o cristalino opaco com a ajuda de um aparelho de facoemulsificação e colocamos uma lente intraocular no lugar da catarata removida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *