• 18 de maio, 2024 10:40

Planalto vê Paulo Guedes em posição delicada e Arthur Lira não fará nada para ajudá-lo

ByTarso Araújo

out 7, 2021

Auxiliares de Jair Bolsonaro dizem que a situação do ministro da Economia, Paulo Guedes, é delicada, depois da descoberta de que ele mantém R$ 50 milhões no esconderijo fiscal das Ilhas Virgens Britânicas, usado para lavar dinheiro ou sonegar impostos. Segundo nota publicada na coluna Painel, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não fará nada para ajudá-lo, no depoimento previsto para a próxima quarta-feira 13.

Saiba mais:

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Economia, Paulo Guedes, deverá comparecer ao plenário da Câmara em 13 de outubro para prestar esclarecimentos sobre conta offshore em um paraíso fiscal, disse nesta quarta-feira o líder do governo na Casa, Ricardo Barros (PP-PR), após revelação do caso no final de semana em reportagens do Pandora Papers.

“Ele já tinha se disposto a ir na quarta-feira (dia 13)”, disse Barros à Reuters.

O plenário da Câmara aprovou um requerimento de convocação de Guedes com amplo apoio, inclusive de partidos da base aliada ao governo do presidente Jair Bolsonaro, na tarde desta quarta. O pedido passou com o aval de 310 votos favoráveis e 142 contrários, e ocorre na esteira de outros pedidos de ida de Guedes ao Congresso para explicar o caso.

A decisão de chamar Guedes contou com o decisivo aval do PP, um dos principais aliados do governo no Congresso. Barros tentou, sem sucesso, costurar um acordo para que o ministro fosse convidado — o que não tornaria obrigatória a ida dele, e simbolicamente teria um peso político menor.

Contudo, o pedido de convite foi rejeitado com o apoio de 283 votos contrários e 117 favoráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *