• 18 de maio, 2024 06:54

O protagonismo do Crato na cena política cearense pode se ampliar com José Ailton Brasil? Por Tarso Araújo

ByTarso Araújo

set 17, 2021

COLUNA PANORAMA POLÍTICO/POR TARSO ARAÚJO

 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

O protagonismo do Crato na cena política cearense pode se ampliar com José Ailton Brasil?

 É fato na cena política cearense que vai ser preciso muita conversa para que a unidade entre PT e PDT continue de vento em popa nas terras alencarinas nas eleições de 2022.

Isso porque no cenário nacional os dois partidos têm nomes diferentes para disputar ano que vem a vaga de presidente da República.

Ciro Gomes e Lula protagonizam em redes sociais piadas e ataques, mais Ciro que Lula.

No Ceará, a eleição de Camilo Santana (PT) ao Senado Federal pode até ser mais tranquila já que provavelmente o atual senador Tasso Jereissati (PSDB) sequer dispute o cargo já que recentemente falou em sair da vida política e cuidar da família.

Já na chapa majoritária a coisa é diferente. O PDT quer de volta o Governo do Estado e vai apontar que Camilo já foi governador duas vezes e agora é a vez dos pedetistas. Já o PT tem setores querendo um rompimento, mas não acho isso tão fácil e tão provável.

Na realidade, lideranças do PT e PDT (pelo menos as que decidem) já iniciaram pelo menos nos bastidores conversas para manter a unidade. A vinda de Lula ao Ceará não atrapalha essa unidade, pelo contrário, pode até ter servido para juntar mais os nós que foram desatados pela conjuntura política e pela atitude meio destemperada de Ciro de criticar acima da medida o ex-presidente Lula.

Camilo Santana, Cid Gomes, o PDT e o PT sabem que uma divisão agora vai ajudar mesmo é a candidatura de Capitão Wagner, ligado ao presidente Bolsonaro.

A saída para os partidos progressistas no Ceará pode ser então, uma unidade, mesmo que para isso seja preciso muito diálogo, muitas arestas para aparar. É preciso a certeza de perder alguns anéis para não perder os dedos.

Daí porque surge uma possibilidade concreta do PDT ficar com a cabeça da chapa e o PT na vice formando um palanque que é do gosto de Camilo e até agora da parte majoritária do PT cearense.

As articulações estão girando e o PDT tem apresentado vários nomes, mas o mais forte é o do atual senador Cid Gomes.

Pesquisas internas apontam que Cid fica bem em todos os cenários. A retirada de seu nome dificulta bastante o jogo eleitoral para PDT e PT, mesmo juntos. Se separados vira um paraíso para o candidato da extrema-direita cearense.

Nessa vice hipotética assumida pelo PT, surge, então, a possiblidade da Região do Cariri continuar forte no cenário estadual. A indicação para a vice pode ser do prefeito do Crato, o petista José Ailton Brasil. Ele entra na disputa.

Bem avaliado em sua gestão José Ailton é bom lembrar tem aproximação política com o deputado federal José Guimarães, com o deputado estadual Fernando Santana e com o governador Camilo Santana.  A indicação de José Ailton contempla o PT e a Região do Cariri, berço do governador Camilo.

A trinca forte do PT no Cariri sabe que pode contar com a fidelidade total de José Ailton, que por intermédio de suas articulações, do forte grupo que montou em Crato, é uma das maiores lideranças políticas hoje da Região do Cariri.

José Ailton conta a seu favor ainda a sua boa performance na condução da pandemia, na execução de obras importantes no Crato e nas parcerias montadas durante sua gestão.

Lógico que muita água ainda vai passar pelos mares revoltos do cenário político cearense, mas, hoje, tanto PDT como o PT têm nomes e bala na agulha para se manterem à frente dos destinos do Ceará por mais quatro anos, no mínimo. Basta acertarem os ponteiros, e os nomes da chapa majoritária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *