• 18 de maio, 2024 06:54

TRIBUNA SINDICAL – Mais de 130 cidades terão atos pelo Fora Bolsonaro

ByTarso Araújo

set 3, 2021

COLUNA TRIBUNA SINDICAL É SEMANAL AQUI NO JORNAL LEIA SEMPRE.

MAIS DE 130 CIDADES TERÃO ATOS CONTRA BOLSONARO

 Os atos pelo #ForaBolsonaro – o #7S – e Grito dos Excluídos marcados para a próxima terça-feira (7) já estão marcados em mais de 130 cidades em todo o país. As mobilizações, organizadas pela CUT, demais centrais sindicais e movimentos sociais, têm como objetivo dar um ‘basta’ ao autoritarismo de Jair Bolsonaro (ex-PSL) e será um contraponto à autopromoção do presidente que também organiza manifestações fascistas para o Dia da Independência. Tanto os movimentos sociais que integram as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo como os sindicatos filiados à CUT e demais centrais estão mobilizando suas bases e prometem ocupar às ruas no dia 7, dando visibilidade às pautas mais urgentes da classe trabalhadora. (CUT)

 REUNIÃO DE CONSTRUÇÃO DO ATO DE 7/9 E MARCHA DOS EXCLUÍDOS EM FORTALEZA

No último 31 de agosto ocorreu uma reunião do operativo das frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular para discutir sobre questões organizacionais e operativas do ato do dia 07 de setembro, com a convocatória da marcha dos excluídos pelo Fora Bolsonaro. Participaram da reunião o Secretário Geral da Intersindical Ceará Roger Medeiros, Ticiana Studart, representando o Partido dos Trabalhadores (PT), Joice Ramos, pela Consulta Popular, Babau, pelo MTD, Pool Almeida, pelo Movimento Círculos Populares e Ademar, pelo Movimento dos Trabalhadores Cristãos.

Na ocasião, os participantes debateram sobre a realização de um ato ecumênico juntamente ao ato de 7S, questões relacionadas à biossegurança e percurso do ato. A reunião, além de bastante produtiva, possibilitou a construção de entendimentos gerais sobre importantes mobilizações da população geral para a efetiva participação no ato Fora Bolsonaro, bem como a mobilização interna dos moradores do Bairro da Serrinha, local onde será a concentração do ato dia 07 de setembro, na Praça da Cruz Grande, às 15 horas.

INTERSINDICAL APOIA MARCHA DOS EXCLUÍDOS EM FORTALEZA

A Intersindical está na luta e apoiando as manifestações do #7S e da Marcha dos Excluídos em todo o Brasil. No Ceará, a entidade vem participando da organização desses atos e fazendo um chamado aos trabalhadores e trabalhadoras para que juntos possam participar destes atos que irão reforçar a luta pelo Fora Bolsonaro, por comida, emprego, contra a retirada de direitos e pelo fim das privatizações.

CRATO TERÁ ATO NO DIA 7 DE SETEMBRO

Recebemos a informação que será no Crato a manifestação desse 7 de setembro com a Marcha dos Excluídos. Movimentos irão se reunir a partir das 8 horas da manhã na Praça São Vicente, no centro da cidade. A manifestação vai reunir movimentos e entidades sindicais e populares de Crato e Juazeiro do Norte.

ENTERRO DA MINIRREFORMA TRABALHISTA DE BOLSONARO

Em votação na última quarta-feira (1º), o Senado rejeitou, por 47 a 27, a Medida Provisória da “minirreforma” trabalhista – a MP 1.045 – que havia sido aprovada na Câmara. A medida, agora denominada PLV 17/2021 (Projeto de Lei de Conversão), tinha como pretexto do governo a criação de empregos. Mas, na realidade, embutia a permissão para contratações com exclusão de direitos, redução de salários e jornadas, similar à ideia embutida na chamada “carteira verde e amarela”, também já derrotada no ano passado. (Rede Brasil Atual)

POSSE E LUTA NO SISEMJUN

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN) já está com nova diretoria e na ativa. A diretoria já está convocando o pessoal do setorial da saúde para se mobilizar em defesa de seus direitos e das pautas da campanha salarial. O presidente Marcelo Alves alerta que o sindicato está aberto à negociação, mas vai se manter mobilizado.

VIOLÊNCIA CONTRA INDÍGENAS AUMENTA NO BRASIL

A violência letal contra os povos indígenas recrudesceu na última década, de acordo com o Atlas da Violência 2021, divulgado nesta terça-feira (31). A publicação revela, com base em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, que ao menos 2.074 pessoas indígenas foram assassinadas entre 2009 e 2019. Um aumento de 21,6% na taxa de homicídios, na contramão dos homicídios em geral no país, que registraram queda de 20%, no mesmo período, segundo a publicação.

TRIBUNA SINDICAL TODA QUARTA NO AR

O programa Tribuna Sindical está no ar todas quartas-feiras no Canal Leia Sempre Brasil no YouTube. O programa começa às 18 horas e discorre sobre temas como o mundo do trabalho, as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil e o movimento sindical. A ideia é divulgar os temas que envolvem o trabalhador seu cotidiano, principalmente em um momento de aguda crise econômico que vem ampliando o desemprego no país.

COBERTURA DAS MANIFESTAÇÕES NO BRASIL

Na próxima terça-feira, 7 de setembro a equipe do Leia Sempre e do Tribuna Sindical estarão juntos fazendo mais uma cobertura completa das manifestações pelo Fora Bolsonaro e da Marcha dos Excluídos em todo o Brasil. Às 15 horas teremos uma edição especial do Tribuna Sindical no canal Leia Sempre Brasil no Youtube com a participação de lideranças sindicais analisando as manifestações e o momento político brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *