• 27 de junho, 2024 21:24

Leia Sempre Brasil

Um portal cheio de opiniões

Meninas de até 14 anos são as maiores vítimas da violência sexual no Brasil

ByTarso Araújo

jun 21, 2024
Meninas de até 14 anos são as maiores vítimas da violência sexual no BrasilMeninas de até 14 anos são as maiores vítimas da violência sexual no Brasil

Anualmente, o Atlas da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), lança um relatório atualizando os dados de violência no Brasil. O trabalho é feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Como nas anteriores, busca-se retratar a violência no Brasil, principalmente, a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. São informações sobre homicídios analisadas à luz da perspectiva de gênero, raça, faixa etária, entre outras.

Um ponto a se destacar no Mapa da Violência divulgado pelo IPEA é com relação a violência sexual que atinge meninas de 10 a 14 anos. Em outras faixas etárias, agressões físicas e negligência são as violações predominantes, aponta o levantamento.

O levantamento aponta que 49,6% dos casos de violência contra meninas teve teor sexual e quando esse tipo de violência chega nas mulheres atinge apenas 5,4%, em mulheres entre 30 a 34 anos.

Já entre as meninas de 0 a 9 anos os registros de violência de natureza sexual atingem 30,4% dos registrados e dos 15 aos 19 anos os casos de agressão sexual chegam em 21,75% dos casos.

De qualquer forma, olhando esses números de 2022 pode-se constatar a gravidade do problema que vive o Brasil. Uma verdadeira epidemia de violações contra crianças, principalmente meninas em casos de caráter sexual.

Os números são claros, estão confirmados e servem de alerta para toda a sociedade no sentido de termos um combate esse tipo de violência e crime.

Aos números agora. Mais de 221 mil mulheres e meninas sofreram alguma forma de violência somente em 2022 e quase metade das de natureza sexual foram contra garotas de 10 a 14 anos.

No contexto da violência doméstica, que soma mais de 144,2 mil casos do total, a de natureza física corresponde à maior fatia (36,7%), seguida da múltipla violência (31%), da negligência (12%), psicológica (10,7%) e sexual (9%).

Segundo o relatório, nesse universo doméstico e intrafamiliar, as meninas de 0 a 9 anos representam 15,2% das vítimas das várias formas de violência. Crianças e adolescentes com idade até 14 anos são 24,5%. Praticamente metade (49,9%) são mulheres em idade reprodutiva, entre 15 e 39 anos. As idosas, com 60 anos ou mais, correspondem 6,4% do total. Os autores são majoritariamente homens: 86,6%.

Se esses números divulgados de forma clara não escandalizam mais nossa sociedade algo extremamente grave está acontecendo.

Fontes para essa matéria: Portal do IPEA, portal Vermelho e site G1

Veja a página: clique

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *