• 23 de junho, 2024 00:28

Leia Sempre Brasil

Um portal cheio de opiniões

Cultura, fé e tradição nos sertões de Canindé

ByTarso Araújo

jun 14, 2024

Pesquisando no dicionário o significado da palavra cultura chegamos ao entendimento de que a cultura é “um termo com sentido muito amplo que indica, tanto a produção artística, quanto o modo de vida de uma comunidade. Logo, a cultura pode ser definida como um “conjunto de saberes dentre outras expressões de um povo” (incluindo a religião).

A fé é uma esperança que se renova no cotidiano de um povo por meio da tradição religiosa nas comunidades de Canindé-CE. As festividades ligadas a tradição Católica com base no mês mariano têm sido observada na terra de São Francisco das Chagas, muito praticada pela população. O distrito de Bonito (criado em 1951) pertencente a cidade de Canindé-CE, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2010), tem uma população estimada em mais de 2 mil habitantes. A comunidade possui um total de mais 637 casas.

A história da construção da capela de Nossa Senhora do Rosário na localidade de Bonito, tem no seu histórico de construção o ano de 1924 e, nesse 2024 completará 100 anos que foi erguida a capela da Virgem do Rosário, que é a padroeira do distrito do Bonito de Canindé/CE, na qual os religiosos tem uma grande devoção.

A professora Renata Castro, que participa desde a sua infância ativamente (do canto e coral) “couro” oficial da igreja de Nossa Senhora do Rosário no Distrito de Bonito, afirmou ao Jornal Leia Sempre Brasil que: – “se sente igreja ativa, ou seja, igreja ativa é aquela em que a comunidade está em movimento”.  Concluiu que além de participar do coro (coral), também exerce no conselho pastoral a função de secretária.

Já para a professora Márcia Cristina, gestora cultural, vice-presidente do conselho pastoral da igreja de Nossa Senhora do Rosário no Distrito de Bonito convida toda a comunidade para se fazerem presente no dia 22 de junho de 2024 (às 19h) será o momento da coroação onde milhares de pessoas vem prestigiar  na praça do distrito para assistir e celebrar a tradição que faz parte do calendário religioso da comunidade.

Finaliza Márcia Cristina que: “a devoção a Nossa Senhora do Rosário é um evento construído pelas muitas mãos da juventude no qual é o ressalta de uma homenagem muito bonita que traz toda essa mística, gerando renda na localidade”

E continua: “Devido às fortes chuvas e os rios cheios tivemos que adiar a data (para o dia 22 de junho de 2024 (às 19h), depois da coroação a festa dançante com um animado São João, feito pelos músicos locais, encerrando com bingo beneficente.”

Texto de Andson Andrade

Coluna Cultura em Debaste

Jornal Leia Sempre Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *